Rascunhos do RC&G - parte 3

 

- por José Noce

Hello Papitos! Estamos de volta, agora trazendo algumas mecânicas para enriquecer o roleplay durante as partidas de Rock no Cu & Gritaria. Ah, e se você acabou de cair de pára-quedas por estas bandas, aqui estão os links para a Parte 1 e a Parte 2 dos Rascunhos, explicando mais detalhes sobre o jogo.

Let's Roleplay, Kids!

A evolução dos personagens neste jogo é medida através do grau de sucesso que eles obtém em suas missões. Porém, isto não quer dizer que a atuação dos jogadores seja algo irrelevante - muito pelo contrário! E para incentivar que eles interpretem seus personagens, criamos os Roleplaying Points

Em toda aventura que o jogador tenha interpretado bem a Praia do seu boneco, assim como as suas Qualidades e Defeitos - vide mais detalhes adiante - ele irá ganhar 1 Roleplaying Point. A qualquer momento da história, o jogador poderá gastar um ou mais Roleplayng Points para criar alterações dentro da aventura que ajudem o seu personagem ou atrapalhem algum inimigo. Porém só é permitido ao jogador gastar estes pontos uma única vez por seção de jogo. O tipo de efeito desejado e os custos em pontos são descritos logo abaixo:

Efeito desejado

Custo em Roleplaying Points

Re-rolar um teste do personagem (porém o segundo resultado é sempre aplicado, por melhor ou pior que seja)

1

Fazer uma jogada do personagem com Vantagem (porém é preciso inserir um elemento verossímil que explique esse efeito dentro da cena)

2

Fazer que um oponente tenha que fazer seu teste com Desvantagem (porém é preciso inserir um elemento verossímil que explique esse efeito dentro da cena)

3

Aliviar pro personagem um perigo ou punição, tornando ele mais brando, exceto em caso de morte (porém é preciso inserir um elemento verossímil que explique esse efeito dentro da cena)

4

Salvar da morte iminente o seu personagem

5

Ressuscitar outro personagem que já tenha morrido

6


Batismo de Fogo

Assim que os personagens tenham subido de nível pela primeira vez, cada jogador deverá criar Qualidades e Defeitos para os demais. Essas características podem e devem ser baseadas em manias, na aparência ou em outras coisas que sirvam para zombar do personagem. Mas o Mestre pode vetar Qualidades “combásticas” demais, como ser um bom lutador ou Cunjurador. O ideal é serem coisas bem específicas, como traços de personalidade ou algum rápido backgroung, por exemplo. Use o verso da ficha para fazer tais anotações, ou ainda imprima atrás dela a Ficha de Qualidades e Defeitos que consta no Meus Colegas da 5ª Série.

Determinando e Usando as Suas Qualidades e Defeitos

Agora que todos escreveram as Qualidades e Defeitos uns dos outros, um de cada vez lerá o que escreveu sobre os outros personagens, dando-lhes tempo de anotarem as características ditadas. Para cada vez que uma mesma Qualidade ou Defeito é ditada sobre um jogador, ele as anota em sua Ficha e preenche uma “bolinha” indicando quanto bônus elas conferem. Se houver consenso entre os jogadores, descrições similares podem ser fundidas numa coisa só, conferindo assim um bônus maior. Por exemplo, certo personagem é conhecido por se dar muito bem no jogo da sedução, recebendo Qualidades como “Pegador”, “Garanhão” e “Chavequeiro”. Daí todos concordam que ele tenha a Qualidade “Pegador” com um bônus de +3, preenchendo três bolinhas em sua Ficha ao lado desta Qualidade.

Quando uma Qualidade se mostrar útil ao personagem em determinada situação, ele recebe em seu teste um bônus referente à mesma. Da mesma forma, se um Defeito pode trazer algum empecilho para o personagem, ele recebe um redutor em seu teste de acordo com o valor do mesmo. Porém, quando o personagem “se fode com areia” num teste envolvendo alguma Qualidade ou Defeito – ou seja, quando tira 1 num ataque ou 20 em ações não combativas – o Mestre pode criar alguma situação estapafúrdia em que o Rock silencia, o Cu sangra e o personagem Grita, mas não tem ninguém pra acudir... Dependendo do interesse do grupo, pode ser até possível conduzir um mini jogo de Meus Colegas da 5ª Série só para narrar um enrasque desse tipo.

***

Por enquanto é isso, tae mais algumas regrinhas pra gente ir testando. No mais, agora sem falta quero começar nos próximos rascunhos uma série descrevendo melhor as Tribos. Então até a próxima Cringepunks!

2 comentários:

  1. Fiquei meio confuso no BdF, mas a releitura sanou.

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    1. Esse é um recurso que eu peguei emprestado de outro jogo meu, o Meus Colegas da 5ª Série. Que inclusive surgiu entre outras coisas pra colocar algumas regras opcionais de interpretação pro Dedo no Cu & Gritaria.

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